Computação na nuvem

De acordo com a pesquisa Red Hat Global Customer Tech Outlook 2018, segundo 36% dos entrevistados o fornecimento de infraestrutura e serviços em nuvem é o principal foco de investimento de TI das empresas. Também de acordo com a pesquisa, para 47% das empresas o desafio mais importante que enfrentam em infraestrutura é garantir a segurança das suas estruturas.

Se a sua empresa também está planejando escalar suas aplicações para a nuvem, mas a incerteza sobre a segurança das suas informações está travando o processo, fique tranquilo pois o post de hoje vai mostrar algumas medidas de segurança que você pode tomar para manter suas aplicações na nuvem sempre seguras.

Data centers

A localização dos servidores do hosting é um fator importante para garantir a segurança dos seus dados. No momento da contratação vale a pena ficar atento no contrato sobre a localização dos servidores.

Redundância

Em uma estrutura física se os servidores falham a possibilidade de suas informações serem perdidas é maior, diferentemente das estruturas na nuvem, que trabalham com redundância de máquinas. Na RedeHost, por exemplo, se um servidor falha, outra máquina assumirá a carga, fazendo com seu seu sistema ou sites não corram risco de ficar fora do ar e seus dados sejam mantidos em segurança.

Backup

Ninguém está livre de que aconteçam problemas com sua estrutura e dados sejam perdidos. Por isso, é fundamental que sua empresa tenha sempre um backup atualizado dos dados, assim, caso haja algum problema com os servidores, todos os dados podem ser recuperados.

Criptografia de dados

Não se pode falar em segurança de dados sem pensar em criptografia. Manter seus dados criptografados impedirá que pessoas não autorizadas, e muitas vezes mal intencionadas, tenham acesso às suas informações.

Firewalls

Outro componente superimportante que ajuda a garantir a segurança das suas aplicações é o firewall. Assim como em máquinas físicas, ele é responsável por checar e filtrar o tráfego malicioso e impedir que ameaças cheguem até os seus servidores.

Privacidade de acesso

O Cloud Computing revolucionou a forma como as pessoas acessam as informações possibilitando que qualquer pessoa em qualquer local acesse todo tipo de informação, basta apenas uma conexão com a internet. Do ponto de vista de segurança esse também é um grande ponto de atenção, não é mesmo?

Para impedir que pessoas acessem informações sigilosas da sua empresa é importante definir as permissões de acesso adequadas para suas informações, como controle de acesso de usuários, realizar a gestão das senhas de acesso, além de estabelecer privilégios específicos para cada usuário.

Senhas fortes

Senhas fortes são um de seus principais aliados na luta contra ameaças. Uma senha poderosa impede que suas informações sejam invadidas com facilidade. Já pensou ter seu banco de dados invadido porque sua senha é “12345”?

Dupla autenticação

Além de ter uma senha forte e mantê-la segura, a autenticação em dois fatores pode ajudar você a manter seus dados seguros. Ao inserir mais uma barreira de acesso ao seu servidor você garante que caso sua senha seja descoberta seus dados permanecem seguros.

Secure Shell (SSH)

Quer garantir mais segurança quando acessar remotamente suas máquinas Linux? Experimente usar o SSH (Secure Shell) para realizar seus acessos. Com ele, por meio de criptografia, você cria um túnel seguro no qual suas informações e dados podem transitar tranquilamente.

Certificados de segurança

Se os seus clientes irão inserir dados pessoais e bancários em seu site, uma ótima alternativa para garantir a segurança da sua página é usar um certificado de segurança SSL/TLS. Com eles além de proteger seu site contra hackers, você garante autenticidade, confiabilidade, privacidade e integridade dos dados dos seus clientes.

Antivírus

Assim como no seu PC pessoal ter um software antivírus é essencial para garantir uma camada de proteção no seu sistema. Isso porque em muitos ataques a vulnerabilidade não está na nuvem e sim no sistema que você está conectado.

Limitar o acesso remoto ao servidor

Outra forma de garantir a segurança dos seus dados é limitar o acesso remoto ao servidor, limitando que usuários não autorizados acessem, modifiquem ou excluam arquivos no servidor. Isso é uma ótima forma de garantir que somente pessoas autorizadas e capacitadas realizem alterações que podem impactar no desempenho e segurança do seu servidor.

Mais tranquilo em relação a segurança dos seus dados na nuvem? Conte para nós quais são os principais desafios que sua empresa enfrenta em relação a Cloud Computing.

Também não esqueça de cadastrar seu email para receber em primeira mão todos os conteúdos do nosso blog.

Total
212
Shares
Comente este post