5 Dicas para escolher o Domínio Perfeito

A escolha do seu domínio, além de ser o primeiro passo para a sua presença online, tem muita influência sobre a estratégia da sua marca, como você será conhecido pelo seu público e reconhecido pelos sites de busca. Se você está em dúvida sobre como escolher o domínio, aproveite essas dicas para definir um domínio perfeito

#1 Pense no seu público

O seu domínio é uma ferramenta de branding, não se esqueça disso. Por isso, pense no seu público antes de decidir o nome, pense em possibilidades fáceis de lembrar e de digitar, senão você poderá perder visitas que não te encontrarão. Também leve em conta a localização: se seu público é nacional, vá de seudominio.com.br, se você está lançando uma página voltada para um público internacional, seudominio.com é a melhor opção.

#2 Faça um brainstorm

Tenha em mente algumas opções de termos, palavras e ideias que quer que o seu domínio transmita. Se você, por exemplo, quer registrar um domínio relacionado a bicicletas, comece com alguns termos como: “ciclismo, bicicletas, ciclistas, pedalar” e vá anotando-os e combinando-os até chegar em algumas opções.

Lembre-se:

Evite usar hifens e números, pois esses podem gerar erros de digitação;
Tente manter seu domínio curto, entre 3 e 15 caracteres;
Pergunte a si mesmo: se eu ouvisse esse nome pela primeira vez, saberia do que se trata?

#3 Incorpore palavras chave (se puder)

Uma boa estratégia é inserir palavas-chave no seu domínio, pois dessa maneira você terá mais chances de ser encontrado nos mecanismos de busca como Google e Bing. Para saber quais são as palavras mais buscadas sobre o seu assunto, você pode acessar o Google Trends, que mostra o volume de buscas para determinados termos Apesar de ser uma boa estratégia, ter palavras-chave no seu domínio não vale mais do que ter um domínio curto, fácil de digitar e direto, por isso se não conseguir, não se preocupe.

#4 Pense nas redes sociais

Para estabelecer sua presença online você pode também investir nas redes sociais. Se elas fizerem parte da sua estratégia digital, procure se o nome que você quer também está disponível em sites como Facebook, Twitter e Google+ para manter sua presença consistente. Claro que, se o nome específico não estiver disponível, você pode buscar variações, mas já é interessante garanti-los junto com o seu domínio.

#5 Peça opinião:

Se você tem algumas opções em mãos e já sabe que elas estão disponíveis (você pode fazer esse teste bem rápido acessando o site da RedeHost e fazendo uma consulta) peça a opinião de pessoas em quem confia:

1) Monte uma lista com os domínios que você escolheu e que estão disponíveis (10 no máximo);
2) Encaminhe-a para alguns de seus conhecidos;
3) Peça para que a lista seja ordenada do melhor para o pior;
4) Compile os resultados;

Conseguimos ajudar você na escolha do seu domínio? Verifique a disponibilidade do seu domínio e efetue o Registro do seu domínio agora mesmo.

Sobre Bruna Goss

Jornalista, membro da equipe da RedeHost. Entusiasta do marketing de conteúdo. Fã de Star Trek.

6 Comentários



  1. Perdemos temporariamente o domínio do http://www.sitiopassargada.com.br e estamos aguardando até o dia 07.02 para se possível refazer o registro.
    Suas contribuições e tem sido de grande valia, e gostaria de continuar recebendo mais informações a respeito.
    Grato

    Renato Prado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *