Explicando hospedagem de sites a fundo

Possuir um site bem cuidado e robusto, hospedado em uma plataforma confiável nunca foi tão importante para marcas e empresas. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem como uma hospedagem de sites de qualidade é importante para gerar bons resultados e dar uma boa base para a sua presença online.

Hospedagem de sites é um serviço que permite publicar sites e seus arquivos em um servidor, de modo que o site e seu sistema fiquem disponíveis para acesso na web em todo o mundo.

Para entender melhor como funciona uma hospedagem, vamos ver alguns pontos críticos que você deve levar em consideração ao contratar uma hospedagem para o seu tão amado site.

Talvez você já tenha se feito a seguinte pergunta:

“Ok, hospedagem nada mais é do que um computador em algum lugar, contendo o meu site publicado, tornando-o acessível para todo mundo. Por que eu não posso fazer isto de casa, mantendo um computador, ou através de uma hospedagem gratuita?”

Vamos ver por que isto não é uma boa ideia. O centro da questão é que uma hospedagem de qualidade vai muito além disto.

Qualquer um, em qualquer lugar, pode manter um site no ar. No entanto, um site colocado no ar sem os devidos cuidados fica vulnerável a muita coisa. Desde às mais básicas (falta de luz) às mais avançadas (um problema sério no hardware, incapacitando o servidor, por exemplo).

Garantir o funcionamento de um sistema, seja um site simples ou um sistema mais avançado, requer cuidado para lidar com todos estes aspectos. Ter quase 100% de tempo do site disponível, e com o que chamamos de redundância (ou seja, se um servidor cair, outro vai substuí-lo sem que você perceba nada) não é uma tarefa fácil.

Alguns números podem ajudar a enxergar esta diferença:

Na RedeHost,  por exemplo, um único site usa em torno de 8 servidores. O site em si está em um, os arquivos do sistema em outro, o banco de dados em outro, assim como o DNS e o painel. Todos, por sua vez, devidamente replicados com backup, para que caso algum saia do ar outro o substitua. Já para uma conta de email existem cerca de 6 servidores, contando os backups.

Tudo isto é otimizado, de forma a evitar os riscos de algo dar errado para uma conta de hospedagem, e diminuindo os custos.

É por isto que toda esta estrutura, que sozinha custaria muito mais, pode ser oferecida a um preço muito mais reduzido.

O mais interessante de uma estrutura como esta? Você não precisa se preocupar com ela. Se ocorrer qualquer problema, ele será resolvido sozinho pelo próprio sistema, ou a equipe da manutenção agirá rapidamente.

Agora que você já sabe o que é uma hospedagem de sites, na hora de escolher a hospedagem adequada, você já tem mais informações sobre o que procurar e como fazer a escolha certa. Fique ligado no próximo post, no qual mostraremos os diferentes tipos de hospedagem e qual é a melhor opção para o seu site.

Sobre Bruna Goss

Jornalista, membro da equipe da RedeHost. Entusiasta do marketing de conteúdo. Fã de Star Trek.

9 Comentários

  1. Elisângela Dutra

    Olá, boa tarde!! Gostaria de recebeu uma proposta explicando como funciona o trabalho de vocês.

  2. Mauricio Castro

    Oi João, tudo bem?

    Estamos com uma promoção no registro de domínio.

    Contratando o domínio + hospedagem, o registro sai por R$ 8,80.
    Você pode efetuar a contratação pelo nosso site: http://redehost.com.br/registro

    Qualquer dúvida, fico a disposição. Abraço!



  3. Mauricio Castro

    Rafhael, solicitei para que um de nossos especialistas envie uma proposta para você.
    Se desejar um contato telefônico, informe o seu telefone que entramos em contato.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *