Explicando hospedagem de sites a fundo

Nos dias de hoje é muito difícil imaginar a vida sem internet. Ela está presente em todas áreas da nossa vida, seja para trabalhar, estudar, fazer amigos, fazer compras ou pagar contas.

Por isso, criar um site completo, robusto e hospedado em uma plataforma confiável é fundamental para empresas que desejam demarcar seu negócio na web, manter contato com seus clientes e aumentar suas vendas. No entanto, muitas pessoas ainda não entendem como uma hospedagem de sites de qualidade é importante para gerar bons resultados e dar uma boa base para a sua presença online.

Hospedagem de sites é um serviço que permite publicar sites e seus arquivos em um servidor, de modo que o site e seu sistema fiquem disponíveis para acesso na web em todo o mundo.

Para entender melhor como funciona uma hospedagem, vamos ver alguns pontos críticos que você deve levar em consideração ao contratar uma hospedagem para o seu tão amado site.

Hospedagem de Sites: O que é e como funciona?

Talvez você já tenha se feito a seguinte pergunta:

“Ok, hospedagem nada mais é do que um computador em algum lugar, contendo o meu site publicado, tornando-o acessível para todo mundo. Por que eu não posso fazer isto de casa, mantendo um computador, ou através de uma hospedagem gratuita?”

Vamos ver por que isto não é uma boa ideia. O centro da questão é que uma hospedagem de qualidade vai muito além disto.

Qualquer um, em qualquer lugar, pode manter um site no ar. No entanto, um site colocado no ar sem os devidos cuidados fica vulnerável a muita coisa. Desde às mais básicas (falta de luz) às mais avançadas (um problema sério no hardware, incapacitando o servidor, por exemplo).

Garantir o funcionamento de um sistema, seja um site simples ou um sistema mais avançado, requer cuidado para lidar com todos estes aspectos. Ter quase 100% de tempo do site disponível, e com o que chamamos de redundância (ou seja, se um servidor cair, outro vai substituí-lo sem que você perceba nada) não é uma tarefa fácil.

Alguns números podem ajudar a enxergar esta diferença:

Na RedeHost,  por exemplo, um único site usa em torno de 8 servidores. O site em si está em um, os arquivos do sistema em outro, o banco de dados em outro, assim como o DNS e o painel. Todos, por sua vez, devidamente replicados com backup, para que caso algum saia do ar outro o substitua. Já para uma conta de email existem cerca de 6 servidores, contando os backups.

Hospedagem de Sites

Tudo isto é otimizado, de forma a evitar os riscos de algo dar errado para uma conta de hospedagem, e diminuindo os custos. É por isto que toda esta estrutura, que sozinha custaria muito mais, pode ser oferecida a um preço reduzido.

O mais interessante de uma estrutura como esta? Você não precisa se preocupar com ela. Se ocorrer qualquer problema, ele será resolvido sozinho pelo próprio sistema, ou a equipe da manutenção agirá rapidamente.

Diferenças entre Hospedagem de sites e Data Center

Quando falamos de hospedagem de sites, estamos nos referindo ao servidor que hospeda seu site ou a empresa de hospedagem. Quando falamos de Data Center estamos falando no local físico que abriga toda estrutura necessária para manter seu site no ar.

Hospedagem de sites vs Domínio

É importante entender as diferenças entre hospedagem de sites e domínio antes de desenvolver seu primeiro site. Um domínio é um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. Já uma hospedagem de sites, como você viu no post de hoje, é um serviço que permite publicar seu site em um servidor, e através disso permitir que seu site fique disponível para acesso na web em todo o mundo. O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem domínios teríamos que memorizar uma sequência de números, os denominados IP.

Confira alguns posts sobre Registro de Domínio:

Hospedagem de Sites: Glossário

Agora que você já sabe o que é uma hospedagem de sites, preparamos um glossário com os termos mais utilizados sobre hospedagem de sites. Confira:

Hospedagem de Sites

Selecionamos alguns posts que podem complementar seus conhecimentos sobre hospedagem de sites e auxiliá-lo a escolher a melhor hospedagem para seu site:

Sobre Bruna Goss

Jornalista, membro da equipe da RedeHost. Entusiasta do marketing de conteúdo. Fã de Star Trek.

9 Comentários

  1. Elisângela Dutra

    Olá, boa tarde!! Gostaria de recebeu uma proposta explicando como funciona o trabalho de vocês.

  2. Mauricio Castro

    Oi João, tudo bem?

    Estamos com uma promoção no registro de domínio.

    Contratando o domínio + hospedagem, o registro sai por R$ 8,80.
    Você pode efetuar a contratação pelo nosso site: http://redehost.com.br/registro

    Qualquer dúvida, fico a disposição. Abraço!



  3. Mauricio Castro

    Rafhael, solicitei para que um de nossos especialistas envie uma proposta para você.
    Se desejar um contato telefônico, informe o seu telefone que entramos em contato.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *