Hospedagem de sites no Brasil ou Exterior: o que é melhor?

Ao escolher um provedor para hospedar um site, uma dúvida comum acaba surgindo sobre o que é melhor: hospedar um site no Brasil ou no exterior?

É sempre importante lembrar que cada site existe em algum local físico no mundo. Pode ser um computador pessoal transformado em servidor (o que não é muito recomendado, como citamos aqui), ou um servidor profissional. Em ambos os casos, ele está rodando em algum lugar físico, tornando aqueles arquivos públicos.

Mas qual a diferença entre hospedagem de sites no Brasil ou no exterior?

Na verdade, a principal diferença entre um site hospedado em servidores no país ou fora dele é a latência. Latência significa o tempo de resposta entre o usuário do site requisitar uma ação (como clicar em um produto ou acessar o carrinho de compras, por exemplo) e o site executar a ação que ele pediu, ou entre o site exibir algo necessário para o usuário.

Se pensarmos a internet como uma grande teia, onde servidores estão interligados, quanto mais longe um servidor estiver, maior o tempo de retorno. Em resumo: sites e sistemas hospedados em servidores em outros países possuem uma latência maior. Um site hospedado no Brasil, por exemplo, terá uma latência de 20 milissegundos se acessado de praticamente qualquer estado do país e de alguns países da América do Sul. Uma página hospedada nos Estados Unidos ou na Europa terá uma latência maior, que começa em 180 milissegundos. É uma diferença grande, que afetará a rapidez de navegação da sua página.

Ainda em questão de latência, um ponto importante precisa ser considerado: a velocidade de carregamento de sua página interfere diretamente em sua otimização para buscadores. Quanto mais tempo seu site demorar para carregar, menor a probabilidade de ser bem rankeado. Os mecanismos de busca, como o Google, priorizam páginas que tenham um carregamento mais rápido (conforme já falamos aqui).

hospedagem-de-sites_brasil-ou-exterior-latencia

A velocidade de resposta é uma das únicas diferenças técnicas entre ter o seu site hospedado no Brasil ou no exterior. Fora isto, existem outras questões importantes a serem pensadas.

Razões para contratar hospedagem de sites no Brasil

Suporte

Suporte deve ser um fator importante para considerar ao buscar uma hospedagem. Se, por algum acaso, algo ocorrer com o seu servidor, você vai querer entrar em contato imediatamente com o suporte da sua hospedagem. Em hospedagens internacionais, uma barreira que pode existir é a língua, pois muitas vezes o atendimento nessas empresas é feito apenas em inglês. Se o suporte não for 24 horas por dia, procure também saber qual é o fuso horário, pois você corre o risco de ter que esperar algumas horas preciosas para ser atendido.

Tempo de manutenção

Todo sistema de hospedagem precisa de uma janela de manutenção. É um período imprescindível para que o serviço possa continuar a ser prestado com qualidade. Geralmente essa manutenção é feita de madrugada, quando as visitas são menores, para que a lentidão (ou possível tempo fora do ar) não impacte o seu negócio. No Brasil, você não precisa se preocupar com isso, mas se sua hospedagem for no exterior, tome cuidado com o fuso horário, para não correr o risco de ficar com a sua página lenta em horários de muitas visitas.

Clientes

Onde estão os usuários de seu site? O foco de sua página é atingir clientes no Brasil ou exterior? Esse é um fator de decisão importante. Caso seu foco seja o público brasileiro, não faz sentido contratar uma solução de hospedagem fora do país e dificultar o carregamento das páginas.

Pagamento e valores

As formas de pagamento da sua hospedagem também estão sujeitas a mudanças de acordo com onde você decide realizar a contratação. Para serviços no exterior, você precisará ter um cartão de crédito internacional e deverá pagar também a taxa de IOF – imposto sobre operações financeiras – que atualmente é 6% do valor das compras realizadas no exterior com cartão de crédito. Historicamente contratar uma hospedagem fora do país valia bastante a pena em termos financeiros, ainda mais para quem necessitava hospedar diversos sites. Hoje, com a tributação e com a alta do dólar, o custo-benefício não é mais um fator decisivo.

Tributação

O governo brasileiro afirmou que pretende tributar a contratação de data centers no exterior. O Ato Declaratório nº 7, publicado em 18 de agosto de 2014 prevê a tributação de Imposto de Renda, imposto de Intervenção no Domínio Econômico destinada a financiar o Programa de Estímulo à Interação Universidade-Empresa para o Apoio à Inovação (Cide-Royalties) e Contribuição para o PIS/Pasep-Importação e a Cofins-Importação. Com a incidência desse imposto, estima-se que a contratação no exterior pode ficar até 50% mais cara.

Proteção legal

Ao contratar uma empresa de hospedagem é necessário confiar no serviço prestado. Algumas empresas podem não cumprir tudo aquilo que estabelecem em contrato, como backup de informações e disponibilidade. Contratando servidores nacionais, em caso desse tipo de imprevisto, fica muito mais viável entrar com uma ação judicial.

hospedagem-de-sites_brasil-ou-exterior_porque-escolher-o-brasil

Assim, existem diferentes aspectos a serem levados em consideração na hora de optar por uma hospedagem de sites no Brasil ou no exterior. Preste atenção nesses pontos, para evitar surpresas indesejadas mais tarde.

qual-a-melhor-hospedagem-para-seu-negocio

Sobre Bruna Goss

Jornalista, membro da equipe da RedeHost. Entusiasta do marketing de conteúdo. Fã de Star Trek.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *