Por que uma nova extensão de domínio pode ser boa para mim?

Até pouco tempo atrás, não haviam muitas opções na hora de registrar um domínio – além das tradicionais .com, .com.br e .net – porém, recentemente, a RedeHost anunciou a possibilidade de serem registradas novas extensões: .online, .tech, .site, .store, .website. Essas alternativas representam uma nova gama de opções que, quando bem trabalhadas, podem fazer a diferença na estratégia online da sua empresa.

A maior vantagem em registrar novas extensões é, sem dúvida nenhuma, as novas possibilidades, que antes não estavam disponíveis. Quem já tentou registrar www.suaempresa.com.br e acabou tendo que optar por www.sua-empresa.com.br sabe do que estamos falando. Com as novas extensões você poderia tentar ótimas opções como: www.suaempresa.online ou www.suaempresa.site.

Por que uma nova extensão pode ser boa para mim?

Se você já tem um endereço registrado, pode aproveitar as novas opções para aumentar a cobertura da sua marca no mundo digital. Por exemplo, se você tem registrado www.suaempresa.com.br pode utilizar também www.suaempresa.site. Isso aumenta as chances de sua empresa ser encontrada de diversas formas pela sua audiência. Registrar novas extensões é, também, uma forma de proteger a sua marca, pois assim você evita que outra empresa registre o mesmo endereço que o seu mudando apenas o TLD.

Mas, e o SEO?

nova extensão
Se você deseja registar seu site com uma nova extensão mas teme que o SEO do seu site seja prejudicado, veja o que o Google tem a dizer sobre isso: “Em geral, nossos sistemas tratam novos gTLDs como os outros gTLDs (como .com e .org). Eles vão exigir as mesmas configurações e não terão mais peso ou influência na forma como rastrear, indexar ou classificar URLs”. Diante disso, fica claro que registrar um domínio www.minhaempresa.com.br ou www.minhaempresa.site para o Google tem o mesmo peso.

Como mudar o domínio sem sofrer

Mover um domínio sem os devidos cuidados pode ter um efeito negativo nos mecanismos de busca. Isso ocorre porque quando você decide mudar o endereço do seu site, para os motores de busca esse novo domínio começa do zero. O que pode se tornar um empecilho, principalmente se o trabalho de SEO do seu site já está consolidado. Felizmente, existem alternativas que podem ser feitas para não prejudicar a reputação do seu site.

O blog do Moz criou um passo a passo que vai tornar a migração do seu site para um novo domínio mais tranquila:
Criar um sitemap do seu site antigo;
Crie conteúdo para o seu novo site;
Configure o novo domínio e ponha-o no ar;
Registre e verifique o seu domínio antigo e novo com o Google Webmaster Tools;
Criar uma página 404 personalizada para o endereço antigo convidando o usuário para visitar a nova página;
Em um ambiente de desenvolvimento, teste os redirecionamentos do antigo para o novo domínio (Algo como www.seuenderecoantigo.com.br/produtos.html para www.endereconovo.site/produtos.html);
Faça o redirecionamento 301 do seu domínio antigo para o novo (o ponto mais importante para o sucesso da migração);
Envie o antigo sitemap para o Google e o Bing;
Preencha o formulário “Change of Address” Google Webmaster Tools;
Criar um novo sitemap e envie para os motores de busca;
Espere até as atualizações do Webmaster Tools e corrija os erros indicados na aba “Diagnostics”;
Monitore os resultados de pesquisa para certificar que o novo domínio está sendo indexado;
Pronto! Sua migração foi concluída com sucesso. 🙂

Agora que você já sabe que pode utilizar uma nova extensão sem medo, temos algumas dicas que podem ser úteis quando você for pensar em qual extensão escolher para seu site.

.tech: a extensão ideal para sua startup

Você teve uma grande ideia sobre um novo produto ou serviço, escolheu o nome da empresa, montou seu plano de negócios e de marketing, planejou o design e os conteúdos do seu site e na hora de registrar o nome do domínio: ele já está sendo utilizado por outra empresa. O que você faz? Registra a segunda, terceira ou quarta opção. Você não está sozinho, pois, cerca de 65% das pessoas não obtém o nome de domínio que desejam e, em 32% dos casos, as empresas mudaram o nome do produto devido a indisponibilidade de um domínio. O problema é que sua empresa é nova e você deseja que as pessoas lembrem de sua marca e um domínio “diferente” pode não contribuir para isso.

As novas opções de TLDs surgiram para auxiliar, justamente, quem passa por situações como essa. Seguindo no exemplo, ao invés de registrar um domínio alternativo ou renomear o produto, uma ótima alternativa seria escolher um TLD .tech.

E-commerces e .store: uma combinação perfeita

A primeira extensão de domínios voltada para e-commerces pode trazer diversos benefícios para lojas virtuais, como conversar com seu cliente antes mesmo de ele acessar seu site. Um endereço .store já mostra logo de cara ao internauta que aquele site se trata de um e-commerce, fazendo com que seu site se destaque frente aos seus concorrentes.

Outra possibilidade de uso para essa extensão é a possibilidade de criar categorias de produtos dentro do seu site como “cadeiras.store” ou “mesas.store”. Como, atualmente, existem 460.000 domínios que contém o termo “loja” no seu nome, há também a possibilidade de utilizar uma extensão .store para simplificar a URL da sua empresa.

Entusiasmado com as possibilidades que as novas extensões de domínio abriram para sua empresa? Aproveite e registre agora mesmo! 🙂

nova extensão

Sobre Vinícius Pereira

Estudante de marketing, membro da equipe da RedeHost. Apaixonado por marketing de conteúdo e Rock N' Roll.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *