O que é FTP e como utilizá-lo

FTP – file transfer protocol – é um protocolo de envio de arquivos entre dois computadores através da internet. Por meio dele, é possível enviar dados e informações do seu computador para o seu site.

Para fazer a transferência de arquivos por FTP, você pode acessar o endereço http://ftp.seudominio.com e autenticar a conexão, informando nome de usuário e senha ou usar um programa. Alguns dos principais programas para acesso ao FTP são: Filezilla, Cyberduck, SmartFTP e Kasablanca.

Como utilizar o FTP para publicar seu site

Uma das principais formas de utilizar um cliente de FTP é para publicar um site. Se você já tem os arquivos – HTML, imagens, CSS – para colocar seu site no ar, pode usar o FTP para deixá-los disponíveis no servidor contratado na sua hospedagem.

Quando você contrata uma hospedagem de sites na RedeHost, já recebe um usuário e senha para o seu FTP. Utilizando um cliente de FTP, preencha os dados e faça a conexão com o servidor. Depois, encontre a pasta wwwroot nas pastas do servidor e envie os arquivos. Seu site estará no ar!

Sobre Juliana Spitaliere

Entusiasta do Inbound Marketing, é jornalista e Analista de Marketing de Conteúdo na RedeHost.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *