Como criar um site no WordPress

WordPress

WordPress é um dos sistemas de blogs e publicação de conteúdo mais utilizados do mundo. Também pudera: é ágil, altamente customizável, simples de usar e gratuito. Vamos conhecer as vantagens do WordPress para ser o motorzinho rodando por trás da sua página e ver como criar um site no WordPress.

O WordPress é muito conhecido pelo seu portal gratuito de blogs, o WordPress.com. Nele, você pode criar um blog em segundos, dentro da estrutura http://meublog.wordpress.com. Mas existe também o WordPress.org, que é o sistema do WordPress livre para ser instalado em qualquer site, dentro de qualquer domínio. O legal é que ele trabalha tanto na parte de layout e exibição do conteúdo quanto no gerenciamento do conteúdo, ou seja, no lado de quem publica.

Empresas do mundo todo confiam no WordPress para ser a base da presença delas na web por uma série de motivos. Vamos ver como ele pode ajudar você.

Gratuito – De cara, uma grande vantagem do WordPress é que ele é totalmente gratuito. O sistema está todo disponível online, e você instala dentro do seu site, sem dar satisfações a ninguém. Assim, você tem um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo online mais utilizados do mundo, sem pagar nada. Mesmo assim, ele ainda recebe atualizações constantes, o que é essencial para segurança e estabilidade.

Altamente customizável – Uma das principais características dele é que você pode deixá-lo com a sua cara. Por exemplo, suponhamos que você queira ter um site em duas línguas, com toda a estrutura original, mas o conteúdo em português em inglês. Ou então quer deixar o seu site melhor posicionado nas ferramentas de busca. Isto pode ser realizado através de plugins instaláveis no próprio sistema, com facilidade – existem milhares disponíveis, a maioria gratuitos. Isto faz com que cada site tenha a cara do seu dono, e que cada um possa realizar ações com bastante facilidade.

Temas, temas, temas – Os layouts do WordPress são aplicados através de temas. Um tema é toda a identidade visual do seu site. Ele pode ir desde um site institucional mais tradicional, até um site de apenas uma página, bem atual, até blogs de diferentes tipos. Existem milhares de temas à disposição por aí. Alguns são pagos (mas costumam ser baratos, quando comparados ao custo de desenvolvimento de um site, e podem valer bastante à pena), enquanto outros são gratuitos, e são boas formas de começar um site bom, bonito e barato.

Fácil de usar – Embora ofereça uma ampla gama de opções, a interface do WordPress é muito simples. Você pode editar tudo de forma fácil e intuitiva, ainda mais considerando que o sistema é em português. Ficou com qualquer dúvida? Uma rápida busca no Google com certeza vai ajudá-lo, uma vez que ele é utilizado em todo o mundo.

Painel de Controle WordPress

Fácil de instalar – Em qualquer sistema de hospedagem, o WordPress acaba sendo simples de instalar. No Painel de Controle da RedeHost, isto é ainda mais verdadeiro. A hospedagem de sites da RedeHost é toda projetada para funcionar perfeitamente com o WordPress, de modo que ele fique otimizado, e ainda mais eficiente. Isto começa já na instalação, que é feita através do instalador de aplicativos. Em segundos, você já tem o WordPress rodando no seu site, já integrado ao seu FTP.

Potente – Finalmente, o WordPress é utilizado tanto para sites iniciantes, por causa de sua curva de aprendizado acessível, quanto para sites mais robustos, com muitas visualizações por mês. Por ser altamente customizável, como comentamos, ele é um bom companheiro para acompanhar o crescimento e evolução do seu site.

Se você possui um plano de hospedagem na RedeHost, iniciar com o WordPress é muito simples. Acesse o painel de controle (http://painel.redehost.com.br), clique no site desejado, e então em Instalador de Aplicativos > Instalar Aplicativo. Aí é só seguir as instruções em tela.

Se as necessidades do seu site combinam com o que o WordPress pode oferecer, ele pode ser uma ótima opção para ser o centro da sua presença digital. Converse com um dos nossos especialistas sobre a melhor hospedagem para o seu WordPress.

Sobre Bruna Goss

Jornalista, membro da equipe da RedeHost. Entusiasta do marketing de conteúdo. Fã de Star Trek.

3 Comentários



  1. Prezada já comprei o meu domínio e o que necessário para criar um site aqui!
    Preciso de um site para turismo
    Venda de passagens aereas ,pacotes,aluguéis de carros e divulgação da empresa!
    No site,gostaria que tivesse integração com as operadoras de turismo.
    Tudo isso é possivel?
    Aguardo o contato!
    Obrigado!
    Ronaldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *